Vitamina B1 – Benefícios, funções e como conseguir!

A vitamina B1 é também muito conhecida como Tiamina. Ela faz também parte das vitaminas que ajudam a compor o complexo B. Na qual o corpo não as produzem, porém podem ser encontradas em certos alimentos específicos.

Principais funções

Ela possui como as suas principais funções, ajudar no auxilio dos metabolismo dos carboidratos, estimulando o apetite e regula os gastos de energia.

Pelo fato de serem encontradas através dos alimentos, todo o processo de preparo acaba fazendo com que muitos nutrientes sejam perdidos.

vitamina b1 tem na soja

A Tiamina faz parte do processo de formação de ATP (trifosfato de adenosina) que para quem não sabe, ela é uma molécula usada pelas células como fonte de energia.

Consuma estes alimentos
De tal maneira, esta e outras vitaminas ajudam no bom funcionamento corporal atrás da conversão dos carboidratos que estão presentes no organismo em glicose (combustível), que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo.

Benefícios

Os principais benefícios da Vitamina B1 são:

  • Fortalecer o sistema imunológico;
  • Ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso;
  • São necessárias para a função cerebral;
  • Auxilia as células no metabolismo da glicose;
  • Contribui para um fígado saudável;
  • Beneficia olhos, pele e cabelo;

  • Melhora funcionamento cardiovascular do corpo;
  • Usada na produção de energia e diversas funções do organismo;
  • Auxilia no ganho de massa muscular;
  • Possui ação antioxidante;
  • Auxilia na perda de peso;
  • Benéfico para a saúde ocular.

Energia

O aumento de energia em nosso organismo é consequentemente uma sensação bem estar da pessoa , se devem à função que a Vitamina B1 tem a função de ativar o sistema de enzimas que auxiliam na oxidação do açúcar. Esta função está diretamente ligada à vitalidade das pessoas.

Coração

Esta função está diretamente e somente ligada a melhora da comunicação entre o nosso coração e o sistema nervoso. Isso se deve ao fato de que a Vitamina B1 estimula uma substancia presente nos neurotransmissores (sistema nervoso), que é a acetilcolina.

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Esses neurotransmissores transmitem mensagens dos neurônios para os músculos , incluindo o coração. Protege e regulariza as funções do coração.

Olhos

Pessoas que ingerem a Vitamina B1 são mais propensas a não desenvolverem a catarata, ou então retarda esse desenvolvimento.

Antioxidante

Protege o corpo contra substâncias que causam o envelhecimento precoce do corpo, os radicais livres.

Como obter?

Os principais alimentos que contém a Vitamina B1 são os cereais integrais, nas fontes animais, as frutas oleaginosas, as leguminosas e os vegetais folhosos: Carne de porco, Fígado, Atum, Salmão, Amêndoas, Castanha de caju, Castanha do pará, Feijão, Grão de bico, Amendoim, Soja, Ervilha, Aveia, Quinoa, Amaranto, Gérmen de trigo, Centeio, Linhaça, Semente de girassol, Lentilha, Melado, Cutícula do arroz, Levedo da cerveja, Gema do ovo, Noz, Tomate, Arroz integral, Couve-de-Bruxelas, Berinjela, Aspargos, Batata, Soja.

Além disso existem muitos outros alimentos que possuem uma grande quantidade de vitaminas B1, na qual uns tem bem mais do que outros, porém todos são saudáveis e fazem muito bem para o seu organismo.

vitamina b1 presente na alimentacao

vitamina  b1 em cereais

A Vitamina B1 , além de encontrada na forma de alimento, é também vendida em lojas de produtos naturais, lojas de suplementação e em farmácias como um suplemento vitamínico.

Consequências da falta

A falta da Vitamina B1 no organismo pode causar:

  • Fraqueza, pois sem a vitamina o organismo não processa corretamente o carboidrato (fonte de energia);
  • Perda de peso;
  • Pode ser relacionado a distúrbios mentais como ataque de pânico;
  • Problemas gastrintestinais;
  • Confusão mental;

  • Dificuldades respiratórias;
  • Perda de sensibilidade dos pés e das mãos;
  • Sonolência;
  • Atordoamento;
  • Nervosismo.

Causa também duas doenças específicas: a beribéri e a Síndrome de Wernicke-Korsacoff.

Evite estes problemas
Beribéri: essa doença causada pela falta de Vitamina B1 tem como sintomas perda de peso, laringite, câimbras musculares, confusão mental, dores nas pernas e nos pés, visão dupla, neurite, degeneração dos nervos, distúrbios emocionais e arritmia cardíaca e edema. É caracterizada por alterações cerebrais, cardíacas e nervosas.

Síndrome de Wernicke-Korsakoff

Essa doença apresenta sintomas como confusão mental, ataxia, oftalmoplegia, confabulação, desorientação e amnésia anterógrada. É causada pela falta de Vitamina B1 no organismo e pelo excesso de ingestão de glicose.

vitamina b1 sindromes

Causa danos na visão , equilíbrio e coordenação pois as pessoas acometidas por essa doença sofrem sangramentos numa região inferior do cérebro, que são responsáveis pelo sistema nervoso e sistema endócrino, incluindo o tálamo e hipotálamo.

Há muitas suspeitas de que alguns peixes de rio crus, ostras cruas e samambaias possam acabar produzindo uma série de enzimas que visam a Vitamina B1. Tais substâncias como a nicotina, álcool, antiácidos e a cafeína, que acabam prejudicando a absorção da vitamina.

Pessoas que passaram por cirurgias bariátricas, alcoólatras, desnutridos e até mesmo pessoas que não possuem uma boa alimentação balanceada, fazendo com que ocorra com mais frequência a falta da Vitamina B1.

Consequências do excesso – Overdose

Além da falta , o excesso da vitamina também pode causar efeitos desagradáveis como:

  • Fraqueza;
  • Sudorese;
  • Pele levemente azulada;
  • Respiração difícil;
  • Aperto na garganta;
  • Agitação;
  • Náuseas.

Há uma pesquisa em andamento em que tenta se provar que a Timina pode ajudar no tratamento de Alzheimer, uma vez que sua falta pode causar demência.

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