Vasectomia – O que é, como funciona e sintomas

A vasectomia é um processo cirúrgico, realizado por homens que não querem mais ter filhos, ou seja, deixando eles estérios. Sua eficácia é de 99% e tem efeito permanente em cerca de 50% dos casos, ou seja, não tem como ser desfeita, por isso, é recomendado se pensar muito antes de realizá-la.

vasectomia um

Acontece por meio de uma cirurgia que pode ser realizada em clinicas ou hospitais, e não utiliza nenhum hormônio. É importante lembrar que esse procedimento não protege o paciente de adquirir doenças sexualmente transmissíveis, então a proteção tem que ocorrer da mesma forma.

Seu procedimento é seguro!
Ela não é realizada com muita freqüência, mesmo sendo um procedimento simples e seguro.

O que é Vasectomia?

A vasectomia é realizada através de uma cirurgia, e é um método contraceptivo. É realizada por um urologista e dura cerca de apenas 20 minutos.

Esse procedimento cirúrgico consiste em interromper a circulação dos espermatozóides, que são produzidos nos testículos, cortando os canais que os levam até o liquido do esperma.

vasectomia tres

vasectomia dois

Portanto, a ejaculação ainda acontece, só que não há presença de espermatozóides no sêmen, o que impede a mulher de engravidar.

Como funciona?

vasectomia quatroVasectomia  uma cirurgia bem rápida, não dura mais de 20 minutos, normalmente não precisa de anestesia geral e nem de internação.

A anestesia é local e pode ser feita tanto por meio de agulhas bem finas ou por meio de sprays que tem a capacidade de atingir os tecidos mais profundos. Após isso, uma incisão é realizada para que o canal deferente fique visível.

Como o corpo, quando perceber que os canais foram cortados, vai tentar junta-los novamente, é necessário uma eletrocauterização para que não tenha possibilidades dos canais se conectarem, e assim, para que a cirurgia tenha um resultado positivo.

Vantagens

A principal vantagem desse procedimento cirúrgico, é que cerca de seis meses depois, a mulher com quem o homem tem atividade sexual não precisará usar métodos contraceptivos como pílulas ou injeções, além de ser um método muito eficaz para que não se tenham mais filhos.

Muita atenção!
Outra vantagem é que é um método que se vier a causar, causa bem menos complicações do que se a parceira fosse fazer uma laqueação das trombas. A vasectomia não tem a capacidade de evitar doenças sexualmente transmissíveis, portanto, a prevenção contra isso deverá continuar.

Desvantagens

Caso tenha mais que uma parceira sexual, o uso da camisinha não pode ser descartado, já que esse procedimento não evita a infecção por HIV, sífilis, gonorréia e HPV.

vasectomia seis

Outro fator que pode ser considerado como uma desvantagem é que caso o paciente vier a se arrepender, o procedimento para reverter essa vasectomia na maioria das vezes não faz com que a fertilidade dele volte, portanto, antes de tomar essa decisão, deve-se pensar muito para que não ocorram arrependimentos no futuro.

Dúvidas frequentes

  • Pode fazer pelo SUS?

Sim, tanto ela quanto a laqueadura das trompas (procedimento cirúrgico realizado por mulheres que não querem mais ter filhos) estão na lista de procedimentos cirúrgicos gratuitos pelo SUS, mas é necessário que o indivíduo esteja dentro de dois fatores.

  • tenha mais de 35 anos;
  • tenha mais de dois filhos.

Caso você não faça parte de algum desses fatores, o procedimento pode ser realizado em clinicas ou hospitais particulares, o preço varia bastante, entro 500 e 3000 reais, por isso é recomendado pesquisar bastante.

  • A laqueadura dói?

É um procedimento cirúrgico bem simples, porém, por conta de ter um corte, a região pode ficar sensível, inflamada e dolorosa somente nos primeiros dias.

Normalmente após 4 dias da realização da vasectomia os pacientes já podem voltar a vida normal, fazendo todas as atividades diárias como dirigir, correr etc.

vasectomia nove

vasectomia dez

A relação sexual é recomendada somente uma semana depois do procedimento, para que haja tempo para a cicatrização do local.

  • O homem deixa de produzir esperma?

Sim, o esperma continua sendo produzido, porém ele não possui espermatozóides, que é o que faz com que a mulher engravide, assim, a gravidez se torna impossível.

  • O procedimento cirúrgico é reversível?

vasectomia onzeSim, só que em apenas 50% dos casos, por isso, é necessário pensar no procedimento como algo definitivo, para que não ocorra arrependimento no futuro.

Em casos em que a cirurgia foi realizada recentemente, as chances de ser possível a reversão aumentam, isso acontece por conta de com o passar do tempo, o corpo parar de produzir espermatozóides e produzir anticorpos que matam eles.

Importante!
O processo para reverter essa cirurgia é bem mais complicado do que o processo para fazer ela, sendo necessário internação e anestesia troncular, e ainda demora muito mais tempo.

É importante lembrar que, para homens que não querem um efeito permanente, existe o método de congelar os espermatozóides.

  • Diminui o prazer?

Não, esse procedimento não altera em nada na vida sexual do homem, já que ele continua produzindo testosterona, além de não causar nenhuma mudança sensorial no pênis.
1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply