Tendinite – O que é, sintomas e tratamentos

A Tendinite é uma inflamação no tendão, que surge em consequência de movimentos repetitivos. A palavra Tendinite se refere a qualquer processo doloroso que não ocorre alteração nos ossos, através do exame raio-X.

tendinite mao

Quando é devidamente tratada tem grandes chances de cura. Deve ser tratada com fisioterapia e a dor geralmente ocorre próximo a articulação.

O que é?

A Tendinite é a inflamação do tendão (estrutura fibrosa como uma corda), que une o músculo ao osso. Essa inflamação pode ocorrer em qualquer parte , principalmente no punho, no cotovelo, no ombro, no tornozelo e no joelho. É caracterizada pela presença de inchaço e muitas dores no tendão.

tendinite braço

Não é sempre proveniente de ações no trabalho, mas é uma das principais causas da doença.

Pessoas que fazem muito uso de teclado e mouse e trabalhadores que operam linhas de montagem são os mais atingidos pela doença.

Causas

Procure um médico
Em casos de sobrecarga, o tendão que não é tão forte quanto o osso, nem tão elástico quanto o músculo, acaba sofrendo mais. As causas podem ser químicas ou mecânicas. Estas são:

Mecânicas:

  • Traumas mecânicos;
  • Esforço físico intenso ou repetido.

Químicos:

  • Doenças Reumatológicas;
  • Desidratação;
  • Infecções;
  • Processo degenerativo das articulações;
  • Neuropatias que induzem alterações nos músculos;
  • Doenças do sistema imunológico;
  • Complicações resultantes de tratamentos médicos.

Quando o diagnóstico é errado, quando o médico confunde Tendinite com Tendinose que é uma doença degenerativa do tendão.

Sintomas

Os principais sintomas são:

  • Presença de calor ou vermelhidão no local;
  • Inchaço de intensidade variável.

E também dor no local é o principal sintoma e pode acabar irradiando para toda a musculatura ao redor. Essa musculatura entra em espasmos de proteção e fadiga com sensação de peso.

Essa dor ainda piora o movimento e diminui a força e em casos de longa duração pode causar atrofia da musculatura.

Fatores de risco

Qualquer pessoa que faça movimentos repetitivos ou exagerados pode desenvolver a Tendinite, mas as principais são:

  • Pessoas que trabalham com computadores;
  • Jogadores;
  • Operários de linha de produção;
  • Empregadas domésticas;
  • Pessoas que praticam atividade física com muita repetição e intensidade exagerada.

tendinite fatoresPessoas acima de 35 anos são as mais sujeitas ao desenvolvimento da tendinite, pois com o passar dos anos a circulação sanguínea para o tendão fica deficiente.

A falta de alongamento muscular acaba sobrecarregando o tendão. O estresse é outro motivo que acaba ocasionando contraturas musculares e fadiga prejudicando os tendões.

Atente-se!
Com uma postura inadequada, os ombros anteriorizados diminuem o espaço destinado ao deslizamento dos tendões que movimentam o ombro, causando atrito e lesão dos mesmos.

Doenças autoimunes, onde as células de defesa do nosso corpo reconhecem os tendões como inimigos por engano e começam a atacá-los.

Tipos de Tendinite

Os tipos de Tendinite variam de acordo com o local, os principais são: no cotovelo, no calcanhar, não mão, no joelho, no pulso e no ombro.

  • Cotovelo:

Este tipo de tendinite desperta dores nos pacientes quando se movimentam para pegar alguma coisa, nas articulações, nos dedos e nos pulsos. O paciente pode sentir fraqueza intensa nos pulsos. É também conhecida como epicondilite ou cotovelo de tenista.


  • Calcanhar:

Esse tipo de tendinite ocorre geralmente pela prática inadequada de alguma atividade ou esforço físico e pelo uso inadequado de alguns tipos de sapato. Gera dor intensa e muita sensibilidade ao toque no local. Logo após paciente se levantar ocorre mais dor.


  • Mão:

As dores nessa região podem ser acompanhadas de inchaço, formigamento e ardência. É nas costas da mão (dorso) o local mais afetado. Pode ser causada principalmente nas pessoas que utilizam em excesso teclados e mouses no trabalho.


  • Joelho:

provoca dores durante as atividades físicas, acometendo principalmente os atletas que praticam esportes com saltos. É também conhecido por tendinite patelar, pois afeta a patela, uma das estruturas que formam o joelho.


  • Pulso:

Éuma das mais comuns e muito conhecida como de Quervain. Causa dormência, sensação de rigidez excessiva nas articulações, provocando dor ao toque e ao mover a munheca..


  • Ombro:

Provoca a dor ao toque, deixa a articulação rígida e causa dificuldades no movimento.

Diagnóstico

O diagnóstico se da por um médico, geralmente os ortopedistas especializados para cada parte do corpo. Pode ser feio um teste físico, encontrando os pontos onde o paciente se queixa de dor.

tendinite ombro

Para uma análise mais precisa quanto ao grau da inflamação e para eliminar outras possíveis causas de dor, o médico pode solicitar um exame de imagem.

Tratamento

Importante!
Para aliviar as dores é preciso aplicações de gelo para aliviar a inflamação, repousar o tendão afetado, fisioterapia para anealgesia. Acupuntura é uma boa opção também para o alivio das dores.

Para evitar que a dor volte é preciso adotar medidas como alongar e fortalecer os músculos, corrigir a postura e fazer pausas durante o trabalho. Os medicamentos mais indicados pelos médicos são: Cetofenid, Cetoprofeno, Profenid, Fenaflan e diversos outros.

Como se prevenir?

Para prevenir é preciso fazer alongamentos antes e depois das atividades físicas, evitando esforço repetitivo.

Leave a Reply