Sintomas da apendicite – O que é, sintomas e tratamentos

sintomas da apendicite velhoA apendicite ocorre quando o apêndice inflama e fica cheio de pus, o que causa uma dor intensa, que pode vir e na maioria das vezes vem acompanhada de vômitos, febre e calafrios.

Ela é comum entre os brasileiros, já que por ano são constatados mais de 150 mil casos., e ocorre principalmente e adolescentes.

Para a sua confirmação é necessária uma consulta médica, e na maioria dos casos a realização de exames. O tratamento pode ser considerado curto, já que sem complicações essa condição é resolvida em dias ou no máximo semanas.

sintomas da apendicite

Em alguns casos pode ocorrer a realização de cirurgia para a retirada do apêndice, já que não se sabe qual é a finalidade do mesmo para o nosso organismo.

Principais sintomas da Apendicite

O principal sintoma que caracteriza a sintomas da apendicite é uma dor abdominal muito intensa que começa na região do umbigo de forma mais fraca, e vai migrando para o lado direito da barriga ficando cada vez mais intensa.

sintomas da apendice mulher

sintomas da apendice barriga

Como a dor abdominal pode ser causada por outros mil motivos, é importante saber as características de uma dor causada por sintomas da apendicite. São elas:

  • nas primeiras horas, normalmente o paciente não consegue localizar exatamente aonde a dor ocorre, mas é na região do umbigo;
  • nas próximas horas, o paciente já consegue localizar que a dor é na região inferior direita do abdômen;
  • ao decorrer das horas, a dor se torna cada vez mais intensa, doendo principalmente quando o paciente anda, tosse, move o tronco e quando toca na região abdominal.

Após algumas horas que essa dor acontece, alguns sintomas já podem surgir como conseqüência, são eles:

  • vômitos;
  • náuseas;
  • enjôos;
  • perda de apetite;
  • calafrios;
  • febre baixa. Esse sintoma não ocorre com muita freqüência nas primeiras horas após a dor, principalmente quando a dor acontece em adolescentes ou idosos;
  • prisão de ventre;
  • leucocitose, que é caracterizado pelo aumento do numero de leucócitos no nosso organismo. Mais de 80% dos pacientes com sintomas da apendicite possuem o aumento dessa célula, já que é uma das principais células de defesa utilizadas pelo sistema imunológico;
  • diarréia.

Vômitos, náuseas e perda de apetite, são os 3 principais sintomas que surgem após a algumas horas da primeira aparição da dor. Eles estão presentes em mais de 90% dos casos.

O que é apendice?

sintomas da apendicite brancaO apêndice é uma pequena bolsa com no máximo 10 centímetros que fica localizada no lado direito do intestino grosso e que se desconhece a sua função para o organismo.

Por conta do apêndice ser como um tubo sem saída, ele acumula bastante muco, que normalmente é expelido pela fezes, porém, quando ocorre qualquer tipo de bloqueio, impedindo que o muco saia, pode causar a inflamação que causa a sintomas da apendicite.

Muita atenção!
A sintomas da apendicite pode acometer pessoas de todas as idades, porém pessoas entre 10 e 30 anos ficam mais propicias. Caso não seja tratada pode trazer diversos riscos a saúde do individuo.

Diagnóstico

O diagnostico começa com o paciente relatando os sintomas, depois o médico realiza o exame físico, ou seja, o médico apalpa a região direita inferior do paciente, e caso ele sinta uma dor muito forte, já é um sinal para sintomas da apendicite.

sintomas da apendicite creme

Após isso, o médico ira solicitar um exame de sangue, para ver se o numero de produção de leucócitos esta alto, o que indica uma inflamação. Para confirmar, o médico pede um raio X e uma tomografia, confirmando assim a inflamação ou não do apêndice.

Causas da Apendicite

As causas para a sintomas da apendicite não são muito claras, porém, a apendicite ocorre quando ocorre a obstrução de gordura ou fezes pelo apêndice, por conta dele ter o formato de um tubo sem saída. Outra causa pode ser infecção gastrointestinal.

sintomas da apendicite redondo

sintomas da apendicite vermelho

Um paciente, quando sentir a dor característica da sintomas da apendicite, deve procurar um médico o quanto antes para que não ocorra o rompimento do apêndice, o que pode causar diversos riscos a vida do individuo.

Tratamento

sintomas da apendicite cirurgiaNormalmente, enquanto se espera os resultados dos exames e já se tem a suspeita de apendicite, o médico já recomenda analgésicos.

Caso confirme os sintomas da apendicite, a única forma de tratamento é a cirurgia para a retirada do apêndice que deve ser realizada o quanto antes já que ela se desenvolve em apenas um dia e pode vir a romper o órgão rapidamente.

A cirurgia é rápida e considerada segura, por isso é de estrema importância consultar um médico rapidamente.

Para finalizar!
Caso ocorra o rompimento do apêndice, pode causar uma infecção generalizada, já que as bactérias vão se espalhar pelo organismo e chegar ate a corrente sanguínea, o que causa morte por septicemia.

Como evitar?

Como o apêndice esta ligado ao intestino, uma forma de prevenção, e talvez a única que pode diminuir os riscos de sintomas da apendicite, é ter uma alimentação com alimentos ricos em fibras, como vegetais e frutas, pois assim, evita que as fezes parem no apêndice.

sintomas da apendicite frutas

Porém, ainda não se sabe uma forma que acabe com todos os riscos de desenvolver sintomas da apendicite.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply