Ritalina – O que é, para que serve e como usar

ritalina primeiroÉ um medicamento com o nome cientifico de Metilfenidato, que foi criado com o intuito de ajudar crianças que possuíssem transtorno de atenção ou hiperatividade.

Com o passar dos anos, esse remédio acabou ganhando fama entre os adultos também, pois é que tem como principal característica conseguir manter as pessoas acordadas por mais tempo sem perder o controle mental.

Ele pode ser encontrado em forma de cápsulas ou comprimidos. A dependência desse medicamento é uma das principais polêmicas relacionadas a ele.

Pois imagine, é um remédio que te faz focar em qualquer coisa que você precise dedicar toda a sua atenção, por esse motivo, na hora que o tratamento acaba, muitos pacientes se recusam a parar de utilizar a Ritalina e se tornam totalmente dependentes dele.

Para que serve?

A ritalina age no sistema nervoso central como um tipo de anfetamina, fazendo com que o paciente fique no estado de alerta. Ela é usada principalmente em pessoas que possuam déficit de atenção ou hiperatividade.

ritalina segundo

Transtorno hipercinético, que é quando determinado indivíduo não consegue ficar parado por muito tempo, tendo que estar em constante movimento. Isso pode se tornar um problema, pois quando precisam realizar algum teste, não tem a capacidade de se concentrar.

Muito cuidado!
O uso de ritalina não é indicado para crianças que sofreram algum tipo de trauma como maus tratos, agressões verbais ou presenciado alguma situação que possa ter desenvolvido um trauma.

Vale lembrar que esse medicamento nunca foi testado em pessoas saudáveis, já que é indicados apenas para pessoas com algum tipo de dificuldade de prestar atenção, por isso não se sabe os riscos que trariam caso fossem tomados por indivíduos que não apresentam nenhum tipo de dificuldade.

Benefícios

Os benefícios da ritalina estão sempre ligados a maior capacidade de prestar atenção e a possibilidade de ficar acordado por mais tempo. São eles:

  • aumento de concentração;
  • se torna mais fácil lidar com problemas ocasionais. Isso pode ser justificado por conta de conseguir focar nas possíveis soluções e assim, conseguir resolver rapidamente;
  • aumento da inteligência.

Normalmente, o uso de ritalina é indicado mais para adolescentes, por estarem em fase de aprendizado, onde passam por muitas provas e aprendem muitas matérias, e para isso, precisam de muita atenção. Porém, adolescentes só devem utilizar esse remédio sob orientação médica.

retalina terceira

Existem muitas vendas ilegais desse medicamento pela internet por ele ter o poder de “tornar uma pessoa mais inteligente”

Efeitos colaterais

É importante lembrar que durante a utilização da Ritalina não é recomendado consumir bebidas alcoólicas pois elas podem fazer com que os efeitos colaterais sejam mais freqüentes.

Devido a ser um remédio envolvido em várias polêmicas, os efeitos colaterais não são poucos. Podemos destacar entre, os mais relatados:

  • náuseas;
  • vômitos;
  • tontura;
  • boca seca;
  • perda de apetite.- nervosismo;
  • insônia (normalmente no início do tratamento);
  • dores abdominais.

Também existem os efeitos colaterais mais raros, são eles:

  • convulsões;
  • anemia;
  • ganho de peso;
  • acidentes cerebrovasculares;
  • visão embaçada.

Por apresentar um alto potencial para dependência química, deve ser usado sempre com o devido acompanhamento médico.

Contra indicação

ritalina quartaA Ritalina é contra indicado em casos de gravidez, pois não se sabe se oferece riscos. E se caso estiver fazendo tratamento com esse medicamento, não se deve amamentar, pois os compostos desse remédio chegam no leite materno e pode ser ingerido pelo bebê.

É contra indicado ainda em casos de pacientes com ansiedade, hipertireoidismo, insuficiência cardíaca, arritmia, em pacientes que possuam tiques nervosos, alergia a algum componente da fórmula e pacientes com problema de tireóide.

Esse medicamento não recomendado pela maioria dos médicos, que na situação de déficit de atenção, preferem entender o porque esta ocorrendo e achar soluções menos invasivas ao organismo do ser humano.

Perguntas e respostas

A Ritalina tem a capacidade de emagrecimento?

Sim, ele tem essa capacidade de emagrecer, mas não é sempre que ocorre. Um dos efeitos colaterais comuns desse medicamento é a perda do apetite que pode ocasionar a perda de peso, porém, a perda de peso é um efeito colateral pouco comum, ou seja, acontece em poucas pessoas.

Importante!
Precisa de receita médica para utilizar ritalina ou posso comprar na farmácia quando eu achar necessário? Sim, principalmente por oferece um alto potencial de vício. Porém, atualmente existem vendas ilegais dessa Ritalina que são feitas pela internet.

Antes de usar procure sempre a opinião de um profissional médico, muitas vezes não é necessária a utilização de ritalina. Ritalina é considerado um remédio tarja preta?

ritalina quinta

Sim. Principalmente por ter a possibilidade de vício. O Brasil é o segundo pais que mais consome, sendo que é mais utilizado por adolescentes e crianças.

Preço

Ele só pode ser comprado caso tenha uma receita médica e tem preço variado entre 20 e 60 reais.

Leave a Reply