Omega 3 – O que é, para que serve e benefícios

omega 3 umOmega 3 é um tipo de gordura, encontrado principalmente em peixes de mares profundos e gelados, que não é sintetizada pelo nosso organismo. Na verdade, todas as gorduras fundamentais são sintetizadas no nosso próprio organismo, porém, existem algumas que precisam ser consumidas para que o nosso corpo funcione de forma saudável.

Para as pessoas que querem perder peso, a gordura vem como um vilão, mas, é importante saber que existe gordura boa e gordura ruim, e que para não acontecer o aumento de peso, é só tomar cuidado com a quantidade de gordura que vai ser ingerida.

Nove a cada dez nutricionistas recomendam que seus pacientes com algum problema de saúde causado principalmente por falta de gordura, consumam Omega 3.

O que é?

São ácidos graxos que são um tipo de gordura insaturada, encontrada principalmente em peixes. É importante lembrar que esse é o único tipo de gordura que o corpo não consegue sintetizar, por isso, são consideradas essenciais.

omega 3 dois

É de extrema importância ingerir alimentos que possuam essa gordura afim de manter o bom funcionamento do organismo, já que ela tem a capacidade de desempenhar diversas funções para o nosso metabolismo.

Existem 3 tipos de Omega 3:

  • ALA (acido alfa-linolênico): é o mais consumido pelos brasileiros, encontrado em sementes e óleos vegetais;
  • EPA (acido eicosapentaenóico): é o Omega 3 que existem em peixes e no leite. Em peixes ele se encontra principalmente no salmão;
  • DHA (acido docosa-hexaenoico): é encontrado no óleo de peixe.

O consumo do proveniente dos peixes, é melhor absorvido pelo nosso organismo, trazendo mais benefícios.

Para que serve?

omega 3 tresO Omega 3 é usado por diversas pessoas justamente por servir para auxiliar a melhora em vários casos.

Para atletas por exemplo, ele ajuda a controlar o cansaço que vem logo após treinos. Na vida de um atleta, dia após dia os treinos vão ficando cada vez mais intensos, o que causa um desgaste físico e ate emocional muito grande, por isso, inúmeros atletas fazem uso das cápsulas do Omega 3

Em grávidas, o consumo do acido graxo é indicando por conta dele ter componentes que auxiliam no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê, além de ajudar no sistema imunológico.

No caso da lactação dos bebes, o Omega 3 continua ajudando, agora para o desenvolvimento cerebral, e mais para frente, auxilia na eliminação do colesterol ruim.

omega 3 seis

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Comprovado!
Em pessoas idosas, que é onde o Omega 3 é mais utilizado, ele ajuda principalmente nas dores articulares e auxilia fortalecendo o sistema imunológico, que na terceira idade costuma estar mais propicio ao contagio por vírus, bactérias etc.

Benefícios

Os benefícios são diversos, e auxiliam principalmente na qualidade de vida do individuo. Os principais são:

  • ajuda na perda de peso;
  • controle da insulina;
  • previne câncer;
  • acelera o metabolismo;

  • evita problemas cardíacos;
  • melhora no desempenho de atletas;
  • função cognitiva;
  • possui efeito anti-inflamatório.

Quando tomar?

Siga o recomendado
As cápsulas de Omega 3 devem ser tomadas quando forem indicadas pelo seu nutricionista, já que a gordura pode ser encontrada em alimentos.

Consulte um médico especialista caso queria começar a tomar as cápsulas, explique a ele o motivo, que pode ser muito cansaço, para que assim ele te auxilia na quantidade diária correta das cápsulas.

omega 3 amarela

Normalmente em uma consulta, é indicado principalmente para gestantes ou mulheres que estão amamentando, e pessoas de terceira idade.

Como tomar?

omega 3 vidroAs doses diárias de Omega 3 a serem consumidas pelos indivíduos são meio contraditórias, já que existem locais que indicam no máximo 1 g por dia e outros que indicam 4 g. Por isso, é importante consultar um médico especialista (nutricionista).

A dose diária pode variar de acordo com o problema pelo qual o Omega 3 esta sendo ingerido, e justamente por isso, o nutricionista deve estar ciente do uso feito pelo paciente para que ele avalie o caso e indique o tempo correto de tratamento além da quantidade necessária por dia.

Normalmente, o nutricionista sugere duas cápsulas por dia. Vale lembrar que pessoas com alergias a peixes devem consultar um nutricionista para que ele indique a melhor forma de consumir.

Alimentos com Omega 3

As principais fontes são peixes de água profunda como:

  • salmão;
  • atum;
  • bacalhau;
  • sardinha.

Porém, existem alguns alimentos que também possuem Omega 3, são eles:

  • brócolis;
  • nabo;
  • nozes;
  • semente de linhaça;
  • couve-flor;
  • vagem;
  • semente de chia.

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