Jiu-Jitsu – Onde surgiu, principais golpes, quem pode praticar

O Jiu Jitsu é uma das artes marciais mais conhecidas do Japão que tem a utilização uma grande série de diversos tipo de golpes e técnicas corpo-a-corpo com o principal objetivo de vencer ou imobilizar o seu oponente.

jiu jitsu luta

Esta expressão japonesa “Jiu jitsu” pode ser traduzida para os brasileiros como “a arte da suavidade” ou até mesmo “técnica da brandura”, que é uma grande referência à filosofia e o caráter desta arte marcial, que é o equilíbrio mental e o controle total de seu corpo corpo.

Onde nasceu?

O jiu-jitsu é um estilo de luta muito antiga, que surgiu no Japão há cerca de 3 600 anos. Dizem que este estilo tem as mesmas origens do wushu, ou mais conhecido como kung fu, que é originado da China.

jiu jitsu nasceu

jiu jitsu chines

Usa-se muito o corpo como uma forma de alavanca para poder derrubar e neutralizar o adversário sem nenhum golpe traumático. A principal estratégia era fundamental, durante os séculos XI e XIX, quando os samurais enfrentavam seus inimigos com armaduras pesadas e estavam sem armas.

Conquistou o mundo
Graças ao grande número de imigração para a Europa e as Américas, Que foi no começo do século XX, esta arte marcial acabou ganhando o mundo. Antes de tudo isso, ensinar alguém o jiu jitsu era um crime com pena de morte.

Depois de afastados de suas raízes, muitos mestres começaram a criar novos estilos de luta como:

  • judô;
  • akido.

Aqui no Brasil, a família Gracie acabou desenvolvendo o conhecido “jiu-jítsu brasileiro”, que se tornou o mais praticado em todo o mundo.

O Jiu Jitsu brasileiro

O Jiu-Jitsu Brasileiro é o mais novo estilo do japonês que aqui no brasil foi desenvolvido e aprimorado pelos membros da família Gracie. Ele se trata de uma arte marcial que é refletida em um desporto de combate.

jiu jitsu no brasil

Esta luta revela um ótimo e importante sistema de defesa pessoal muito eficiente que tem o principal objetivo de imobilizar a ação de seu adversário.

No Brasil permite que você possa dominar o seu adversário, seja qual for o seu tamanho, independente das aplicações das suas técnicas específicas que fazem com que ele seja forçado a submissão.

Ele apenas ensina uma pessoa fraca a aprender a se defender de uma pessoa mais forte do que ela, sem contar que uma das suas principais vantagens se concentra na luta corpo-a-corpo que acontece no chão e em desarmar os pontos fortes de seu oponente.

Aqui no Brasil é indicado como a ciência exata de movimentos e golpes coordenados de sua defesa pessoal, que faz com que o atleta acabe utilizando alavancas de bloqueios de respiração sem magoar ou ferir o seu agressor, mas deve fazer com que ele desista de suas intenções.

Técnicas

São diversas as técnicas no jiu-jitsu, não da para ser exato, mas elas giram em torno de 180, que são divididas entre técnicas traumatizantes, como chutes, socos, quedas e também as técnicas de solo e de arremesso.

jiu jitsu tecnicas

O jiu jitsu é uma luta que sempre utiliza diversas técnicas que são realizadas no chão, ou seja, a maioria dos combates nesta luta são realizadas no tatame do ringue. Muitas vezes o resultado da luta é decidida com os dois lutadores no chão.

Os golpes mais utilizados são:
  • Projeção ou Queda – Fazer com que o adversário caia no chão;
  • Baiana – Erguer as pernas do adversário para derruba-lo;
  • Passagem de guarda – Imobilizar o adversário por cima dele;
  • Raspagem – Quando o lutador está por baixo e consegue segurar o adversário dentro das suas pernas e acabar intervenção sua posição.

Que são algumas da técnicas que são as mais conhecidas entre os praticantes do Jiu Jitsu fora do Brasil.

Golpes do Jiu Jitsu

Importante!
Com o passar dos anos, muitas e muitas posições foram sendo criadas para as diversas categorias de peso e de tamanho. Com o pensamento em facilitar ainda mais toda esta explicação, achamos melhor criarmos categorias para poder englobar todos os golpes usados pelo Jiu Jitsu.

jiu jitsu golpes

É muito importante lembrar que é importante treinar e aperfeiçoar mais as técnicas que funcionam em você, que também é importante levar em conta o seu físico.

Pensando exatamente nisso é também importante se basear em ídolos que é um bom motivador para a nossa evolução, sem contar também que o Jiu Jitsu é algo pessoal. Conseguir utilizar e aplicar o princípio da alavanca com a ajuda do seu corpo seu corpo é o que fará com que você consiga alcançar a perfeição.

  • Armlock;
  • Triangulo Chave Kimura;
  • Americana;
  • Ezequiel;
  • Mata-leão;
  • Relógio;
  • Omoplata;
  • Guilhotina;
  • Guilhotina na Guarda;
  • Tesoura;
  • Chave de Pé;
  • Gogoplata.

Quem pode praticar?

Qualquer um pode praticar o Jiu Jitsu, independente de sua idade e tamanho, pois ele não tem contato direto de corpo, mas sim é apenas um modo de defesa pessoal. Pois tudo apenas vai depender de quanto você irá se esforçar nos treinos.

jiu jitsu crianca

Serve pra todos
Não é necessário ser jovem e forte para poder treinar, até memso porque em campeonatos de Jiu Jitsu, pessoas de muitas idades e pesos participam, mas é claro que existem categorias para que pessoas da mesma base de peso se enfrentem.

Caso queira treinar, não perca mais tempo e vá para a academia mais próxima de você agora mesmo, sem contar também que é uma prática muito importante para a saúde e é claro que também para o seu corpo.!

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1.523 votes, average: 4,36 out of 5)
Loading...

Leave a Reply