Feridas na boca – Tipos de ferica, tratamentos e meios de prevenção

As feridas na boca podem ser causadas por diversos motivos, sendo normalmente sinais para problemas que podem ser graves ou não. Normalmente as causadas por imunidade baixa ou por infecções, onde o organismo responde com essas feridas.

feridas na boca um

Elas podem ser grandes ou pequenas, mas independente do tamanho, causam muito incomodo, além da cura ser demorada, justamente por estarem em um lugar muito úmido e que está em constante movimento.

Feridas na boca que não cicatrizam

As feridas na boca que não cicatrizam normalmente são causadas por três fatores, alguns que não são graves, e outros que podem se tornar bem graves.

feridas na boca doisO primeiro é uma ferida que surgiu por imunidade baixa ou por algum outro motivo que não é considerado grave, mas que demora a cicatrizar por conta de estar em um lugar onde há sempre muito contato com o dente e muito movimento, ou simplesmente pela boca ser um lugar muito úmido, o que já auxilia na demora da cicatrização.

O segundo é a herpes, que é uma doença transmitida principalmente pelo ato sexual desprotegido ou pelo contato com o sangue da pessoa infectada. Ela surge normalmente em forma de feridas na boca, que na maioria das vezes atinge a boca, mas pode atingir outras partes do corpo do individuo que foi infectado.

Atente-se
Acontece principalmente no inverso, que é a estação em que o sistema imune do ser humano fica mais voluntario a infecções, devido ao enfraquecimento do mesmo.

No caso de herpes, na maioria das vezes a ferida não consegue cicatrizar, e assim, é necessário um tratamento mais intenso do que os que são usados normalmente.

O terceiro caso e o que pode se tornar o mais grave de todos, já que não é muito conhecido, é o câncer na boca. Ele pode aparecer por meio de feridas na boca que não cicatrizam nos lábios, gengivas ou na parte interna da boca que podem doer ou não.

feridas na boca quatro

feridas na boca tres

O câncer de boca não é muito comum e acomete mais pessoas que fumam e bebem.

Aftas

feridas na boca seisAftas são feridas na boca bem pequenas, que ocorrem principalmente na boca, mas podem ocorrer também na língua ou gengiva. Ela é muito comum, e não é grave, causando somente o desconforto para o individuo.

O seu aspecto normalmente é branco e em alguns casos amarelada. Ela pode acontecer somente na parte de dentro da boca e não possui nenhuma relação com a herpes labial.

Elas demoram a cicatrizar, justamente por estarem dentro da boca, que é um local úmido e em constante movimento. Ela demora cerca de uma a duas semanas para cicatrizar, e na maioria das vezes causa dores para o individuo comer, falar ou beijar.

Muito importante!
As aftas podem demorar mais tempo para cicatrizar dependendo do local onde elas se encontram, pois existem locais em que haverá mais atrito da lesão com os dentes principalmente.

Feridas no lábio

Quando as feridas na boca são nos lábios, as chances de ser herpes labial são ainda maiores. Elas aparecem no inicio como bolhas, e nesse tempo caso o tratamento seja realizado é capaz da herpes não evoluir e ser curada rapidamente, e após alguns dias viram feridas, que causam muito desconforto e muita coceira no individuo.

A herpes labial é altamente contagiosa, e pode ser transmitida a outro individuo através do contato direto com a ferida, como acontece em beijos, ou pelo contato com objetos que foram utilizados pelo individuo que possui a ferida como copos e talheres.

feridas na boca sete

O vírus da herpes pode ficar anos e anos no organismo de uma pessoa sem apresentar nenhum sinal ou sintoma. E normalmente quando apresenta sintoma são justamente as feridas nos lábios. Elas podem ser causadas também por fatores como baixa imunidade ou estresse.

Candidiase

feridas na boca linguaA candidíase oral, é conhecida popularmente como sapinho, e é caracterizada por placas vermelhas que acometem principalmente a língua e a parte interna das bochechas.

A candidíase é causada por um fungo que está presente no nosso corpo, porém em pequenas quantidades que não são suficientes para causar as feridas na boca. Mas quando acontece a baixa imunidade, normalmente no inverno, esses fungos começam a se proliferar rapidamente e causam o sapinho.

Ela acomete principalmente pessoas que estão sujeitas a queda de imunidade como em casos de desnutrição, idosos, bebes e pessoas internadas.

Como tratar?

Atenção aos tretamentos
O tratamento na grande maioria das vezes é feito com remédios ou métodos caseiros. Um método caseiro muito utilizado é colocar bicarbonato de sódio encima da ferida, assim, ela ira sumir em apenas alguns dias.

feridas na boca oito

feridas na boca cha

Existem casos mais sérios em que é necessário um auxilio médico, assim é recomendado, caso o indivíduo não consiga curar a ferida, consultar um médico.

Como prevenir?

Existem alguns métodos utilizados para evitar que essas feridas na boca apareçam na boca e incomodem durante semanas, são eles:

  • evitar muita exposição ao sol;
  • evitar ficar mexendo na boca para que não aconteça uma ferida;
  • evitar o esresse;
  • ter uma dieta saudável para que o sistema imunológico fique sempre em ótimo funcionamento;
  • evitar o tabagismo.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply