Ebola – O que é, sintomas e formas de tratamentos

ebola umEbola é uma doença conhecida popularmente como febre hemorrágica, pois causam sangramentos em órgãos internos, ela é transmitida pelo vírus de mesmo nome (Ebola). Temos que tomar muito cuidado, pois ela é muito grave e leva as pessoas a morte por causa de falências de órgãos.

Ela é uma doença muito antiga, onde seus primeiros indícios foi na África no rio Ebola (por isso o nome da doença) no ano de 1976, encontradas em chipanzés, macacos e outros primatas.

Agora acredita-se que os responsáveis pela transmissão do vírus são os morcegos, pois o vírus não desencadeia nele.

Tipos de Ebola

Tem alguns subtipos para ebola, os mais conhecidos são:

  • Ebola-Bundibugyo;
  • Ebola-Sudão;
  • Ebola-Costa do Marfim;
  • EbolaZaire;
  • Ebola-Reston.

Ebola-Reston é encontrado apenas em Filipinas e ela é a única desses subtipos que não causa doença em seres humanos apenas em animais, o resto dos subtipos é encontrado na África.

Transmissão

A transmissão só ocorre quando há contato com fluidos corporais, sangue ou secreções contaminados.

ebola dois

É muito comum a pessoa que esta contaminada os familiares pegarem a doença ao lavarem os talheres ou copos, para entrar em contato com as coisas das pessoas contaminadas devem usar equipamentos adequados como luvas, óculos mascara e claro uma roupa adequada.

Sintomas

Muita atenção!
Pessoas contaminadas devem apresentar sintomas entre três a 22 dias após o contato com o vírus e só será contagioso quando começar apresentar os sintomas, pois na fase de incubação não é contagioso.

Os primeiros principais sintomas são:

  • Dor de cabeça;
  • Fraqueza;
  • Diarréia;
  • Inflamação da garganta;
  • Dores musculares;
  • Sensibilidade a luz;
  • Cansaço.

Com o passar dos dias a doença vai se agravando e os sintomas também passando a ter:

  • Diarréia;
  • Vômitos;
  • Vermelhidão ocular;
  • Convulsões;

  • Náuseas;
  • Dificuldade para respirar e engolir;
  • Perda de cabelo;
  • Fase Hemorrágica.

São muito comuns à fase hemorrágica na maioria dos casos de Ebola, elas aparecem normalmente nas tosses, nos vômitos, nas fezes com sangue ou a vermelhidão e a irritações dos olhos.

ebola tres

As hemorragias mais intensas são bastante raras e ocorrem normalmente no sistema digestório, mas quando isso ocorre tem que tomar muito cuidado, pois a um grande agravamento nos prognósticos e a paciente ira perder muito sangue e isso acaba levando a morte.

Diagnósticos

Primeiramente terá que procurar um médico e no começo ele pode confundir achando que só uma gripe porque os sintomas são bem parecidos, mas fazendo os testes de sorológicos ele pode ver se o vírus esta no seu sangue.

Tratamento

ebola quatroPrimeiramente NUNCA se medique ou pare o tratamento sem uma ordem medica. Não existe um tratamento especifico para a cura da doença Ebola, inicialmente são usados antibióticos e anticoagulantes, para manter a pressão sanguínea, os níveis de oxigênios e tratar as infecções.

Importante!
Os médicos estão fazendo alguns testes para achar um tratamento adequado para o uso geral, não há vacinas especificas ainda para a doença Ebola, porem eles tiveram alguns resultados bons nas pesquisas e resolveram testar na Libéria em 600 voluntários duas vacinas que disseram que “são seguras”.

Elas se chamam GlaxoSmithKline e NewLink Genetics Corporation, também estão sendo testadas alguns remédios como ZMapp, Favipiravir e TKM-Ebola. Cientistas resolveram pegar transfusões de sangue de pessoas sobreviventes da doença, para terapias potenciais.

ebola quatroNormalmente os pacientes tem que ficarem em clinicas ou hospitais especializados em infecções graves, devem receber cuidados 24 horas por dia e ficarem totalmente isolados para não contaminar outras pessoas e os médicos usam trajes adequados para acompanhar o estado do paciente.

Uns dos tratamentos mais usados são: reidratação oral, onde os médicos administram as aguas doces e salgadas que dão ao paciente e a intravenosa que nada mais é do que a melhora do prognostico do vírus no paciente.

As pessoas que se recuperam para dizer que não possui mais nada do vírus tem que esperar pelo menos 43 dias, mas já o homem pode ainda transmitir a doença entre dois meses através do sêmen.

ebola dez

Prevenções

Qualquer pessoa que entrar em contato com pacientes contaminados, ela ira correr um grande risco de acabar desenvolvendo a doença. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) que devemos evitar qualquer tipo de contato com as pessoas que possui o vírus.

Tomarmos muito cuidado em lugares públicos, não tocar em nada que possa ter fluidos corporais. Pessoas que estão contaminadas por Ebola devem procurar um medico imediatamente, pois quanto antes começar o tratamento, mas a chance de sobrevivência.

ebola sete

A população que mora no meio rural deve evitar carnes cruas de animais selvagens e ficarem longe dos morcegos, primatas e macacos. Devemos evitar viajar para os lugares onde ocorrem os surtos como na Libéria, Serra Leoa, Guiné e Nigéria.

Casos de Ebola no Brasil

Fiquem tranquilos!
Bom, na realidade a possibilidade do vírus vir para o Brasil é muito baixa, pois no Brasil não há nenhuma circulação do vírus.

Os lugares mais atingidos são normalmente as vilas rurais da África lá a transmissão é muito comum, pois a situação de saúde é muito precária muitas vezes não há nem médicos, medicamentos ou equipamentos básicos para os médicos ou os próprios pacientes.

Leave a Reply