Dor nos olhos: O que é, como evitar e que remédios devo tomar?

Existem diversos motivos, que ocasiona um dor no olho, é um órgão sensível demais até para o toque, e claridade. A dor nos olhos pode acontecer, tanto no fundo dele, como em sua superfície, acontecendo assim dores que variam de latejos, irritação, etc.

Dor nos olhos

Os problemas oculares mais comuns são principalmente a sinusite e também a conjuntivite, que são bactérias que podem ser passada de uma pessoa para outra.

Sempre opte por procura um oftalmologista, para que assim se descubra a causa da dor, e uma vez que a causa da dor for descoberta, ela pode ser tratada.

O cansaço no olho que geralmente ocorre quando estamos com sono, ou não dormimos bem, na maior parte das vezes pode melhorar com o sono, mas se mesmo dormindo de forma saudável este sintoma persistir, não excite e procure um médico especializado em oftalmologia.

Dor nos olhos após pancadas, socos, boladas, ataque de animais ou até mesmo cisco. Procure um médico especializado em oftalmologia imediatamente, pois é bem provável que haja um arranhão na córnea, geralmente quando há arranhão na córnea, fica difícil de abrir o olho afetado, lacrimejamento a todo tempo e dor intensa nos olhos.

Dor nos olhos o que pode ser? – Tratamento – Remédios

Conjuntivite 

Pode ser causada por vírus ou bactérias presentes no ar, os sintomas que ela provoca no olho são: inchaço, secreções constantes, irritação, vermelhidão e infecção. A dor pode ser tanto no interior das pálpebras como na superfície, quando uma pessoa contrai a conjuntivite deve ficar por um certo tempo, sem manter contato direto com outra pessoa, pois a Conjuntivite pode ser facilmente transmitida de uma pessoa para outra.

  • Como tratar:

Geralmente é usado para tratar a conjuntivite: anti-inflamatórios, analgésicos, antibióticos, no caso da Conjuntivite ser causado por bactérias.

dor nos olhos como tratar

Olhos secos 

Acontece dos olhos ficarem secos, quando ficam por muito tempo sem se lubrificar, ou seja, falta na produção de lágrimas. Outras causas mais comuns são: quando andamos de bicicleta e o vento vem direto no olho, quando ficamos sem fecha-los por muito tempo, ou quando ficamos em ambientes com ar condicionado. O sentimento que a dor traz são de sensações de queimação e agulhadas.

  • Como tratar:

Evitar uso de colírio que evita a vermelhidão, pois esses trazem irritação aos olhos, deve-se usar colírios que se assemelham-se com a lágrima.

Gripe 

Sintomas de infecções como febre e gripe, podem causar a dor nos olhos e também na cabeça.

  • Como tratar:

Manter-se em locais com pouca luminosidade, beber chás que ajudam na circulação do organismo e toma paracetamol possa ajudar a melhorar as dores.

Sinusite 

 Uma infecção que acontece nos seios nasais, que podem afetar outras partes da cabeça, proporcionando dor nos olhos e na cabeça.

  • Como tratar:

Tratado com remédios antigripais, antibióticos, ou uso de remédios aplicáveis no nariz.

Neurite ótica 

Capaz apenas de danificar um olho, pode provocar daltonismo, ou perda de visão repentina. As dores poder ser fracas ou severas, geralmente quem possui doenças como AIDS, tuberculose, sífilis, toxoplasmose, etc, adquirem Neurite Ótica.

  • Como tratar:

Toma de corticoesteroides.

Neuralgia do trigêmeo 

Apenas afeta um dos olhos, mas as dores se parecem com coques, duram de segundos a minutos, com intervalos de minutos a hora, acontecendo várias vezes no dia.

  • Como tratar:

Cirurgia ou tratamento.

Ceratite 

Infecção geralmente causada por vírus, bactérias ou fungos. Devido a pancadas ou uso de lentes.

dor nos olhos como tratar

  • Como tratar:

Pode causar cegueira, porém possui cura, por esse fato deve ser tratada o mais rápido possível.

Uso incorreto de lentes 

Pode causar ceratite, úlceras. O sintoma é de coceiras, e vermelhidão.

  • Como tratar:

Siga os passos citados na embalagem, como tempo de uso, validade e higiene.

Glaucoma 

Geralmente descoberta depois da meia-idade, ela aumenta a pressão dos olhos, limitando a visão lateral, causando vermelhidão, e limitação da visão total.

  • Como tratar:

Não existe cura, porém o tratamento diminui os sintomas e evita a cegueira.

Dengue 

A dor nos olhos, junto com a dor e cansaço no corpo todo são sintomas da dengue.

  • Como tratar:

Pode ser feito com analgésicos e remédios para minimizar os sintomas.

Enxaqueca 

Além da dor de cabeça, pode afetar os olhos deixando-os sensíveis a luminosidade, sendo preciso até usar óculos escuros para se sentir melhor. Se for cefaleia, a dor apenas afeta um olho, proporcionando uma dor insuportável, lacrimejamento e corrimento nasal.

dor nos olhos tipos

  • Como tratar:

Usado remédios contra dor de cabeça.

Neuropatia ocular ou diabética 

Acontece em pessoas que sofrem de diabetes, que não controlaram sua glicemia. A dor afeta um olho apenas, podendo trazer dores fortes ou fracas.

  • Como tratar:

Tratamento a laser ou cirurgia. O controle da diabetes ajuda muito também.

Como Evitar a dor nos olhos?

Ela pode ser realizada de várias formas:

dor nos olhos tipos

  1. Descansar os olhos durante as atividades;
  2. Tentar não utilizar lentes de contato;
  3. Fazer consultas regulares ao oftalmologista;
  4. Não deixar seu olho exposto a excesso de luminosidade.

Tente utilizar celulares e computadores com a claridade o mais baixo possível, tenha o costume de pingar uma gota de colírio similar a lagrima uma vez ao dia, ou até mesmo piscar mais vezes e movimentar mais os olhos para sempre os manter lubrificados.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 4,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply