Dor no joelho – Causas, tratamentos e remédios

dor no joelho umO joelho é uma das maiores articulações do corpo humano, além de ser uma das mais fortes e mais resistentes, e sua função é fazer com que se mova junto com a coxa. Ele é formado entre três ossos: fêmur, patela e tíbia, além de músculos, ligamentos e meniscos, que são os afetados pela dor no joelho.

O papel dos meniscos e dos ligamentos, é fundamental para o bom funcionamento do joelho, pois são eles que auxiliam para uma menor absorção de impacto, já que o movimento feito pelo joelho é repetido diversas vezes ao recorrer do dia, protegendo o joelho assim de sobrecargas, que causariam dores.

É por conta do joelho que temos a capacidade de andar, correr, sentar, e até ficar de pé, e para que ocorra o seu bom funcionamento, ele depende do bom funcionamento de várias outras estruturas.

A dor é comum?

A dor no joelho é bem comum, e não vem de acordo com a idade do indivíduo, ela pode aparecer a qualquer momento, e de um dia para o outro. Porém, existem alguns fatores que contribuem para essa dor aparecer.

dor no joelho dois

Voltar a praticar atividades físicas depois de um longo período de tempo parado; em pessoas obesas ou com excesso de peso; em casos pós-operatórios; lesões como o rompimento de uma cartilagem ou um ligamento; problemas de saúde.

Causas da dor no joelho

A dor no joelho pode ser causada por vários fatores diferenciados, que vão ser citados a seguir:

  • Pessoas idosas:

Devido ao avanço de tempo, pode fazer com que a nutrição da cartilagem no joelho fique prejudicada, e assim acelerando o desgaste das estruturas do joelho, além de diminuir a força e piorar a recuperação caso ocorra algum incidente no local.


  • Sobrecarregar o joelho:

Existem dois fatores que contribuem muito para que ocorra a sobrecarga no joelho.

dor no joelho tresO sedentarismo é um deles, pois uma pessoa sedentária não está acostumada a fazer exercícios físicos e muito menos algum esforço, assim, a estrutura do joelho fica mais fraca, e quando realiza qualquer esforço que seja, sobrecarrega o joelho causando dores.

Ser atleta, mesmo que seja algo saudável, também pode acarretar possíveis sobrecargas no joelho. Isso porque existem atletas que gostam de ultrapassar o seu limite, com atividades físicas muito intensas, isso faz com que ocorra uma sobrecarga no joelho aumentando riscos de lesões.

  • Traumas ou lesões:

Lesões acontecem principalmente com atletas e jogadores de futebol, isso porque o esforço aplicado sobre essa articulação é muito alto.

Com jogadores de futebol, não é raro o acontecimento de lesões, justamente por ser um esporte de contato, o que contribui para que elas ocorram.

dor no joelho seis

dor no joelho cinco

Porém, qualquer impacto no joelho pode trazer lesões, como cair muito forte no chão ou bater com o joelho em um objeto da casa. Os casos podem ficar mais graves e as dores mais intensas caso não ocorra um acompanhamento médico e um tratamento adequado.

Complementando!
As principais doenças relacionadas com a dor no joelho são:

  • Artrite:

Que causa o inchaço das articulações, e tem como sintomas dor aguda e inchaço.


  • Artrose:

Desgaste das articulações, podendo causar uma dificuldade na movimentação. Atinge principalmente idosos e não possui cura, mas os tratamentos tem ótimos resultados.


  • Síndrome do corredor:

É comum em corredores por conta dos esforços realizados e da repetição de movimentos, consiste em um tendão que se insere na tíbia, causando dores tanto no joelho quanto nas pernas.


  • Tendinite:

Causam incômodos e dores durante o andar do individuo, e surgem por conta de grandes esforços feitos por ele mesmo. Ligamento cruzado anterior e posterior.

Tratamentos

Busque tratamento
O tratamento pode vir de varias maneiras já que existem diversas causas para a dor, por isso é importante consultar um médico para que ele indique o melhor tratamento para o seu caso, porém, existem maneiras que podem aliviar a dor, são elas:

  • praticar exercícios físicos com menos intensidade;
  • repouso caso a dor apareça;
  • apoiar o pé sempre que estiver sentado;
  • realização de massagens;
  • a realização de alongamentos antes de exercícios físicos é essencial, e caso a dor já exista, a realização de alongamentos leves pode contribuir para a diminuição dela.

Remédios

Só um médico especialista pode recomendar um remédio para tratar a dor, assim como o tempo de duração e a dose diária do medicamento, portanto sempre consulte um médico. Os remédios mais indicados são:

  • novalgina;
  • cetaflampro;
  • dipirona;
  • nisulid.

Nunca utilize doses maiores do que o médico recomendou e caso o tratamento acabe e a dor ainda exista, retorne ao médico para que ele tome as devidas providencias.

Como evitar?

  • evitar ficar um período de tempo muito longo sentado ou na mesma posição;
  • caso você esteja começando agora a praticar atividades físicas ou esteja retornando depois de um longo tempo parado, comece de uma forma leve e aumente a intensidade com o passar do tempo para que não ocorra a sobrecarga do joelho;
  • sempre faça alongamento antes de atividades físicas.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply