Dieta para diabéticos – O que comer, dietas e outras alternativas

dieta para diabeticos gordosA diabetes é uma doença que se caracteriza pra insuficiência de produção de insulina por parte do pâncreas. Com essa baixa produção de insulina o corpo é incapaz de absorver a glicose liberada pela digestão dos carboidratos, confira então algumas dieta para diabéticos.

Com isso geram-se muitas dúvidas quanto ao que pode ser adicionado e o que deve ser retirado da dieta para diabéticos, visto que a ingestão exagerada de carboidratos pode gerar serias consequências para o corpo do diabético.

Assim como boa parte das doenças que atingem o organismo do homem ou mulher a diabetes pode ter intensidades diferentes e qualquer coisa dita aqui deve ser avaliada por um nutricionista antes de posta em prática.

dieta para diabeticos verduras

Dadas as diferentes intensidades de diabetes cada diabético deve adaptar a sua dieta para diabéticos para suas possibilidades quanto a ingestão de carboidratos, visto que são eles os maiores “inimigos” dos diabéticos.

O que comer se você tem diabetes?

Para entender o que pode ser consumido por um diabético primeiro precisamos entende como funciona a digestão dos carboidratos no organismo. Carboidratos são macro nutrientes que compõe tudo aquilo que não é proteína ou gordura e estão presentes na maior parte do prato do brasileiro.

dieta para diabeticos salada

dieta para diabeticos graos

Arroz, feijão, batatas, frutas, pães, farinhas, bolos e massas são alimentos com grande concentração de carboidratos e que formam a maior parte da alimentação do brasileiro diariamente.

Fique atento
Ademais, tanto o arroz como o açúcar são metabolizados pelo organismo, digeridos pelo estomago e resultam ambos em glicose.

Diabéticos podem comer açúcar?

dieta para diabeticos acucarÉ comum o mito que diz que diabéticos não podem consumir doces ou açucares, quando na verdade eles apenas devem tomar um maior cuidado com a ingestão de doces.

A exemplo, cem gramas contém 23 gramas de carboidrato que serão transformados em glicose, enquanto o açúcar tem, em cem gramas, os mesmos cem gramas de carboidrato, além de serem digeridos muito mais rápido que o arroz e necessitando de uma produção muito maior de insulina.

Ademais, além de gerar picos de insulina (que são muito desfavoráveis ao diabético) o açúcar apresenta diversos outros malefícios para o metabolismo e para a saúde, ainda apresentando uma baixa saciedade.

Fique atento
Sabendo-se disso o açúcar não é proibido para o diabético, apenas deve ser consumido com cuidado.

Qual a melhor alternativa?

Em conformidade, a melhor e mais saudável alternativa aos diabéticos é o consumo de produtos integrais na dieta para diabéticos e o aumento da ingestão de proteínas nas refeições.

dieta para diabeticos macarrao

Com o consumo de produtos integrais o diabético pode não apenas ter uma dieta para diabéticos mais completa, com mais fibras e micro nutrientes, mas uma menor preocupação.

Os produtos integrais contém a mesma taxa de carboidratos que os comuns, entretanto por serem mais complexos resultam em uma digestão muito mais lenta, gerando uma liberação muito menor e mais gradual de insulina e praticamente não afetando o pâncreas.

dieta para diabeticos diversos

dieta para diabeticos vasos

Além de tudo, o consumo de vegetais e frutas, além de apresentar uma maior saciedade que o açúcar, apresentam diversos benefícios a saúde, podendo resultar em uma significativa melhora da qualidade de vida e do bem estar, assim como sendo auxiliadores na perda de peso.

O que o diabético não pode consumir?

Coma com moderação
Não existe produto proibido para o diabético. O que deve ser feito caso o diabético escolha comer doces esporadicamente é se atentar às quantidades ou optar por produtos diet, que usam adoçante ao invés de açúcar, tornando-se um fator a menos para se preocupar.

A atenção também deve ser redobrada quanto ao consumo de massas e pães, que deve ser sempre comedida e limitada.

Exemplo de dieta para diabéticos

Como dito anteriormente as quantidades devem ser adequadas quanto a intensidade da diabetes.

Café da manhã

  • leite;
  • frutas;
  • ovos;
  • café;
  • iogurtes.

Almoço

  • Arroz;
  • carnes;
  • ovos;
  • batata doce;
  • mandioquinha;


Café da tarde

  • Massas de farinha integral;
  • frutas;
  • queijos;
  • requeijão.

Jantar

  • Carnes;
  • ovos;
  • massas integrais;

dieta para diabeticos carnesApesar do exemplo de dieta para diabéticos acima o diabético não deve se restringir ao consumo apenas dos itens na lista.

O mais importante em uma dieta balanceada é o consumo correto e nas quantidades apropriadas de proteínas, carboidratos e gorduras, haja vista que cada um pode adaptar a sua dieta para diabéticos de acorda com suas necessidades e prazeres.

Todavia a consulta com um médico e um nutricionista qualificado para o atendimento de diabéticos é essencial e a auto diagnose e receita pode gerar grandes problemas para qualquer portador de diabetes.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votes, average: 5,00 out of 5)
Loading...

Leave a Reply